Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

BBB23 estreia trazendo visibilidade para temas sobre sexualidade

Publicado

dia:

Pouca vergonha


Na última segunda-feira (16/1), o BBB 23 estreou e trouxe consigo a visibilidade para assuntos sexuais ainda pouco abordados na grande mídia. Tópicos como relacionamento aberto, bissexualidade e outras orientações menos conhecidas, como a sapiossexualidade, viraram pauta entre o público.

Aline Wirley, que vive um casamento não monogâmico com Igor Rickli, falou sobre a relação em sua chamada oficial e em sua apresentação aos brothers. Gabriel Santana afirmou, enquanto conhecia os parceiros de confinamento, que é bissexual. A jogadora Key Alves, por sua vez, declarou em seu vídeo de chamada que é sapiossexual.

Publicidade

Não está habituado(a) com os termos e tem curiosidade em saber do que se trata cada um deles? Confira:

Relacionamento aberto

De forma geral, um relacionamento aberto é uma relação em que o casal não se pauta no princípio da monogamia, ou seja, eles não se privam em ficar com outras pessoas. Contudo, é bem diferente de ser solteiro. Há regras, combinados e, principalmente, sinceridade – apenas uma dinâmica diferente de se relacionar.

“As pessoas acham que relacionamento aberto é sair ficando com todo mundo, e não é isso”, afirmou Aline em seu vídeo de apresentação, ressaltando que a relação monogâmica é mais sobre liberdade e sinceridade do que sobre “bagunça”.

Publicidade

Mayumi Sato, diretora do site Sexlog e adepta da não monogamia, já elucidou, em entrevista ao Metrópoles, que não é sobre estar solteiro. “É completamente diferente. Na relação não monogâmica, você tem uma pessoa que você se dedica, conversa, estabelece limites juntos. Não é comparado a estar solteiro, em que você não tem um par”, disse.

Bissexualidade

A bissexualidade é nada menos que a letra B da sigla LGBTQIAPN+, e representa as pessoas que têm atração sexual e afetiva por pessoas dos dois gêneros: feminino e masculino. “Beijo meninos e meninas”, disse Gabriel diante dos brothers.

Publicidade

É importante entender que bissexuais não têm preferência por algum gênero específico e nem mesmo têm “fases hétero” ou “fases homossexuais” – independentemente de estar em uma relação com um homem ou uma mulher, o bissexual continua sendo bissexual.

Sapiossexualidade

A sapiossexualidade – talvez o termo menos conhecido que foi levantado no BBB 23 – é a orientação das pessoas que só sentem desejo sexual por indivíduos inteligentes. De acordo com o terapeuta sexual André Almeida, a sapiossexualidade faz parte do leque que existe dentro da assexualidade.

“Vem de uma construção de indivíduos que ou não sentem atração sexual de forma alguma, ou que têm a atração sexual condicionada a fatores e características específicas, como afetivas e, nesse caso, intelectuais. No caso dos sapiossexuais, é necessária uma sagacidade, um humor apurado que desperte admiração”, explica.

Publicidade

Siga o portal Grajaú News no Google Notícias e no Canal do Telegram.

#grajaunews @grajaunews #grajau #saopaulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE