Siga-nos nas Redes Sociais


Últimas Notícias

Balneário Camboriú instalará geotubos para tentar conter desnível na praia

Publicado

dia:

close

A Prefeitura de Balneário Camboriú (SC) informou que vai instalar geotubos na cidade como forma de reprimir o desnível que surgiu na semana passada na praia do Litoral Norte. As escarpas, nome dado ao fenômeno de degraus gigantes de areia, apareceram após a ocorrência de ressacas.

O trecho do desnível passou, em 2021, por uma megaobra para alargamento da faixa de areia. O engenheiro Toni Frainer, que foi um dos fiscais deste projeto, informou à CNN que as escarpas são um fenômeno natural já previsto neste tipo de obra.

“O projeto da obra já previa no perfil de construção areia a mais para suprir a conformação e equilíbrio da praia ao longo do tempo”, pontuou.

Ainda conforme Toni, as escarpas surgem após eventos com mais energia de ondas – como as duas ressacas que ocorreram recentemente em Balneário Camboriú, uma no inverno e outra há poucas semanas.

As escarpas apareceram em torno de 200 metros dos 5,8 km de areia contemplados na obra de alargamento, conforme esclareceu o engenheiro. O local está sendo monitorado pela prefeitura.

Ainda segundo Toni, o projeto prevê que em 100 anos o alargamento estará protegendo a orla inteira contra o avanço da água, que antes invadia a avenida e provocava alagamento na cidade.

Em nota, a Prefeitura de Balneário Camboriú explicou que os geotubos são bolsas de contenção que são colocadas em locais afetados, cobertos, posteriormente, com areia.

*sob orientação de Bárbara Brambila.

Fonte: CNN BRASIL

#grajaunews @grajaunews

Publicidade
Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE