Siga-nos nas Redes Sociais


Bairros

30% das linhas de ônibus de São Paulo não têm acessibilidade para pessoas com deficiência física

Publicado

dia:

Linhas de ônibus sem acessibilidade em SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo Lei de Acesso à Informação, 10.921 multas foram aplicadas em ônibus adaptados por deixar de cumprir saídas programadas.

Das 1.411 linhas de ônibus que circulam pela cidade de São Paulo, 422 delas, ou seja, 30% do total, não possuem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Dessas linhas a que possui mais ônibus inacessíveis é a 3459/10, que sai do Itaim Paulista, na Zona Leste de SP e vai até o Terminal Parque Dom Pedro 2º, no Centro.

Segundo a Lei de Acesso à Informação (LAI), entre os anos de 2015 e 2019, 10.921 multas foram aplicadas nas empresas de ônibus por descumprirem as saídas programadas de seus veículos e as empresas que mais tiveram autuações foram a VIP, a Qualibus e a Via Sul.

Empresas de ônibus que registraram mais multas entre 2015 e 2019 — Foto: Reprodução/TV Globo

Em nota, o SPurbanuss, sindicato das empresas de ônibus de São Paulo, disse que 95% dos mais de oito mil ônibus da cidade são acessíveis e que os veículos não adaptados estão na programação de renovação da frota.

A SPTrans, por sua vez, afirma que a frota tem mais de 14 mil ônibus em 1347 linhas e que, desse total, 97% deles são acessíveis. Além disso, a empresa ainda ressalta que cada novo veículo incorporado na frota precisa ser obrigatoriamente acessível.

Fonte: G1

Publicidade

Siga-nos no Facebook

LEITORES ONLINE

AS MAIS LIDAS DO MÊS